Programa Minas Aquícola quer fortalecer a piscicultura no Lago de Furnas

Na quarta-feira, 7 de fevereiro, a solenidade de apresentação do Programa Minas Aquícola, marcou um importante passo para o fortalecimento da exploração da piscicultura e outras atividades aquíferas em Minas Gerais, incluído o Lago de Furnas. O evento, realizado em Alfenas, no auditório da Câmara Municipal, contou com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Prefeitura Municipal de Alfenas, da Associação dos Municípios do Lago de Furnas – Alago, do Sistema Ocemg e da Associação de Aquicultores – Peixe MG. Essas entidades desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e implementação do programa, fortalecendo o setor aquícola no chamado “Mar de Minas”.

O Programa Minas Aquícola visa definir áreas e condições favoráveis para impulsionar a produção aquícola nos principais reservatórios de água do estado, incluindo o emblemático Lago de Furnas, cuja bacia hidrográfica abrange 52 municípios, com 34 deles banhados pelo lago. Segundo o superintendente da SFPA-MG, este programa é importante para garantir um crescimento sustentável e eficiente do setor, alinhado com normas ambientais.

A Alago, uma das entidades apoiadoras do programa e que já realiza iniciativas desta natureza no Lago há vários anos, destaca sua importância estratégica para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. O zoneamento aquícola, baseado em estudos criteriosos das condições de exploração, promete abrir novas oportunidades para os produtores, ao mesmo tempo em que assegura a preservação do meio ambiente.

Durante o evento, ficou evidente o avançado estágio da aquicultura em Minas Gerais, tanto em termos de pesquisa científica quanto de produção e produtividade. Agora, com o Programa Minas Aquícola, o estado busca alcançar melhores resultados no mercado, garantindo remuneração justa aos produtores e fornecendo produtos de qualidade e em quantidade satisfatória.

Minas Gerais, apesar de não ter litoral, é reconhecido como a “caixa d’água do Brasil”, graças às suas riquezas hídricas, como o Lago de Furnas. Com um forte foco na piscicultura, o estado registrou um crescimento significativo na produção de peixes em 2022, alcançando 54,7 mil toneladas, um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior, conforme dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

Destacando-se como o terceiro maior produtor de tilápia do país, Minas Gerais demonstra seu potencial para liderar o mercado nacional de aquicultura, impulsionado pelo compromisso com a qualidade e sustentabilidade em todas as etapas da produção. Com o apoio do Programa Minas Aquícola, o estado caminha firmemente para consolidar sua posição como um dos principais players da aquicultura brasileira.

Além de piscicultores, pescadores profissionais, representantes de diversas cooperativas de crédito, prefeitos, secretários municipais, o evento contou com a presença do superintendente da SFPA-MG do Ministério da Pesca e Aquicultura, Roberto Xavier Ribeiro; de Federico Ozanan de Souza, representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Geraldo Magela, representante da Ocemg; de Hideraldo Henrique Silva, prefeito de Boa Esperança e que representou a Alago; Rogério da Silva Araújo, gerente regional da Emater/MG; Jorge Vieira Barbosa, presidente da Peixe-MG; Tani Rose Ribeiro, vereadora representando o Poder Legislativo de Alfenas.

Ascom Alago

Gostou? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo