Notícia

ALAGO tem nova diretoria

  A Alago foi a primeira instituição visitada oficialmente por Nepomuceno. Ele, que é da região, destacou o potencial turístico do entorno do lago de Furnas como um dos maiores do interior do Brasil.
Por isso, convidou os prefeitos dos municípios associados para uma reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, no dia 12 de fevereiro, em Brasília. Na pauta, projetos de turismo para toda a região.
O prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva, recepcionou os prefeitos dos demais municípios. A abertura da reunião foi feita pelo então presidente, José Eduardo Terra Vallory, prefeito de Capitólio.
Ele ressaltou que os dois anos de seu mandato foram de desafio, “com poucas alegrias e muitas tristezas. Ficamos desiludidos com a falta de uma cota mínima para o lago de Furnas. Quando falamos disso, a resposta é o deboche. Furnas não tem compromisso com a região. Parece que perdeu o interesse.”
O presidente também citou as ações de desapropriação demolitórias movidas pelo Ministério Público contra empreendimentos comerciais e residenciais, especialmente na região de Capitólio.
Afirmou que Furnas prometeu reforma total das balsas que fazem travessias no lago e que haveria uma nova, para ficar como reserva para os municípios, “mas não cumpriu.” E ainda, afirmou que dará um voto de confiança ao governador Romeu Zema, mas ressaltou que os prefeitos devem continuar cobrando as promessas feitas.
Por fim, disse que apesar das dificuldades, os prefeitos permaneceram unidos. “E isso é fundamental. Assim, acredito que podemos ter uma esperança maior.”
Engenheiros do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana da Universidade Federal de Itajubá, falaram sobre projetos e trabalhos realizados em parceria com a Alago e municípios.
O secretário-executivo da associação, Fausto Costa, falou das atividades desenvolvidas nos últimos anos, com destaque para o manual de drenagem urbana, tema que deve se transformar em projetos de lei municipais. Ele também prestou contas do setor financeiro da instituição.

Diretoria e Conselho Fiscal

Foi apresentada chapa única para disputar a diretoria e conselho fiscal da associação. A chapa foi eleita por unanimidade:

Presidente: Hideraldo Henrique Silva, prefeito de Boa Esperança
Vice-presidente: Sebastião Cezar Lemos, prefeito de Carmo do Rio Claro
Secretária: Luiza Maria Lima Menezes, prefeita de Nepomuceno
Tesoureiro: Djalma Francisco Carvalho, prefeito de Cristais
Vice-tesoureiro: Rossano de Oliveira, prefeito de Coqueiral
Conselho Fiscal: Robson Machado Sá (Campo do Meio), Edson José Ferreira (Cabo Verde) e Elias Tassoti (Divisa Nova).

Fonte: Jornal dos Lagos - Majô de Souza (Repórter).

PARCEIROS