Encantadora, Carmo do Rio Claro irá fazer você voltar!

Carmo do Rio Claro

Filipe Cardoso Carielo
(35)3561-2000
37150-000
www.carmodorioclaro.mg.gov.br
gabinete@carmodorioclaro.mg.gov.br
Rua Delfim Moreira, 62 - Centro

Carmo do Rio Claro é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com o censo realizado pelo IBGE em 2010, sua população é de 20.426 habitantes.

Localizado na região sudoeste do estado, é banhado pela Represa de Furnas. O município limita-se com Alfenas, Alterosa, Alpinópolis, Boa Esperança, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Guapé, Ilicínea, Nova Resende e São José da Barra. Destaca-se pela agropecuária, turismo e artesanato.

Muito conhecida pelo artesanato em tear manual e pela produção de doces caseiros.

História
Acredita-se que o núcleo inicial teve origem na época das bandeiras com com a presença de José Barbosa de Arruda e Domingos Ferreira de Avelar, remanescentes da bandeira de Lourenço Castanho, célebre por ter dizimado os índios cataguá (Cataguazes) da região das Minas Gerais.

No início do povoado, José Joaquim Santana, auxiliado pelos moradores, construiu em suas terras, depois doadas, uma pequena capela de pau-a-pique no local onde hoje se encontra a Igreja Matriz de Carmo do Rio Claro

A freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Monte do Rio Claro foi criada em 1810, em local pertencente ao território da Campanha da Princesa, passando a integrar, em 1814, o município de Jacuí.

A fecundidade de suas terras proporcionou o surgimento de prósperas fazendas agrícolas e pastoris, base da riqueza da cidade, que em 1848 passou a pertencer a Passos.

Pular para o conteúdo