Notícia

Diretoria da Alago é reeleita

O prefeito de Guapé , Nelson Lara, continua como presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas). A chapa encabeçada por ele fica no cargo até 2012. A entidade existe há 17 anos e sua sede fica em Alfenas.

De acordo com o secretário executivo da Alago, Fausto Costa, a diretoria elegeu várias prioridades para os próximos dois anos. Entre elas estão a acompanhamento das ações do Governo Federal quanto à execução de projetos de saneamento e relacionadas a recuperação de rodovias como, por exemplo, a BR 369, que liga Alfenas a Boa Esperança e a BR 265, entre Carmo do Rio Claro e Ilicínia. Junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, a associação continuará pleitear a pavimentação
das estradas que ligam Pimenta a Guapé, Boa Esperança a Coqueiral, Boa Esperança a Campo do Meio e Alfenas a Fama, entre outras. A implantação da hidrovia e de um programa de substituição das balsas existentes na Represa de Furnas ainda estão na lista de prioridades. Atualmente nove deste tipo de embarcação atende alguns municípios à beira do Lago.

Além destas ações, a diretoria que já assumiu o posto na semana passada, pretende manter a vigilância da manutenção da cota mínima do Lago de Furna, bem como consolidar o beneficiamento e comercialização de peixes em tanque rede.

A eleição foi realizada na segunda feira, dia 17, e contou com a presença de representantes de 34 municípios associados. O encontro serviu para ser apresentado um relatório de atividades desenvolvidas em 2010. Neste período destaque para ações como a elaboração de 52 projetos executivos de saneamento para os municípios que compõem a bacia hidrográfica do entorno do Lago de Furnas, sendo estes de tratamento de esgoto domiciliar, de destinação final de resíduos sólidos
e de drenagem pluvial; a criação de um site exclusivo para divulgar as potencialidades turísticas da região, a confecção de uma minerrevista sobre turismo e a criação de uma logomarca oficial para a região do Lago de Furnas. a elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos; a realização do 3º Circuito de Pesca Esportiva; a oficialização
para a elaboração do Diagnóstico de Viabilidade da Hidrovia Lago de Furnas; a aprovação na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei complementar 315/2003 que trata da divisão dos royalties da geração de energia elétrica.

Durante a reunião, a diretoria aproveitou para divulgar o balanço financeiro da Associação e também foi discutido e definido um planejamento de trabalho para o ano de 2011, como forma de priorizar as atividades a serem desenvolvidas pela Alago e que possam beneficiar a todos os seus associados.

A nova diretoria da Associação ficou composta da seguinte forma: presidente Nelson Alves Lara (Guapé); vice-presidente, Jussara Menicucci de Oliveira (Lavras); secretário, Aluísio Veloso da Cunha (Formiga); tesoureiro, Jean Carlo Roupa Prado (Fama); vice-tesoureira Maria Aparecida Vilela (Carmo do Rio Claro) e
Conselho Fiscal composto por: Cláudio Augusto Siqueira (Cabo Verde), Fábio Couto Araújo (Pimenta) e Hamilton Resende Filho (Perdões), tendo como Secretário-executivo Fausto Costa.

PARCEIROS