Notícia

Câmara Técnica de Turismo se reúne para planejar ações

Integrantes da Câmara Técnica de Turismo da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) se reuniram quinta- feira, dia 19, na sede da associação com o diretor de Planejamento das Políticas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Ruy Felipe, para o planejamento de ações relacionadas ao turismo na região de Furnas. Também foi mostrado a eles o site oficial de divulgação turística do lago de Furnas e a minirrevista com o mesmo propósito. Na terceira parte da reunião foi discutida a reativação da Associação do Circuito Turístico do Lago de Furnas.

O secretário executivo da Alago, Fausto Costa, ressaltou a importância da logomarca turística criada para a região, que a partir de agora deverá ser estampada em todo material de divulgação. Ele enfatizou que os integrantes da Câmara Técnica devem também propor ações de incremento ao turismo e sugeriu que opinassem sobre o site www.lagodefurnas.tur.

Ruy Felipe explicou a política atual da Secretaria de Estado de Turismo e incentivou os municípios a buscarem atender os requisitos exigidos pelo ICMS Turístico, uma política do Governo de Minas que destina parte da arrecadação estadual a municípios que tenham política de turismo. "Um dos requisitos é exatamente que o município pertença a um circuito turístico."

Os funcionários da Alago Luana Fernandes e Luiz Carlos Caldeira Júnior explicaram como foi construído do site. Eles afirmaram que os municípios e circuitos é que devem alimentar o site, enviando informações e fotos para serem postados. A página do lago de Furnas na Internet contém informações históricas dos municípios, fotos de atrativos, informações sobre roteiros e atividades, explicações a respeito de acesso aos 36 municípios integrantes da Alago e também um calendário de eventos.

CIRCUITO - A reativação da Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas também foi tema da reunião da Câmara Técnica. Fausto Costa informou que já há registro junto à Secretaria de Estado de Turismo e agora falta a efetivação prática. Até o momento os municípios integrantes são Alfenas, Serrania, Fama, Divisa Nova, Paraguaçu e Elói Mendes.

PRESENÇAS – Participaram da reunião da Câmara Técnica de Turismo da Alago: Ruy Felipe, Secretaria de Estado de Turismo; Fausto Costa, Luana Fernandes e Luiz Carlos Caldeira Júnior, Alago; Rogério Ramos Prado e César de Freitas Moura Júnior, Unifenas; Antônio Carlos Mendonça Nunes, Projeto Náutico Águas de Minas; Danilo Garcia, Circuito Grutas e Mar de Minas; Kleiber Jorge Silveira, Irineu Júnior e Luiz de Pádua, Circuito Turístico Nascentes das Gerais; Cleber Luigi de Souza, Prefeitura Divisa Nova; Jeferson Maurício Martins e Vanessa Grassieli da Silva Becker, Secretaria de Juventude e Turismo de Alfenas; José Geraldo Fernandes, Prefeitura de São João Batista do Glória; Liliane das Merces Santos e Wagner Raimundo Gonçalves, Circuito Turístico Vale Verde; José
Edson de Mirando e Domingos Sávio Castilho, Prefeitura de Paraguaçu; Armando Tarone Júnior, Câmara Técnica Alago; Natal Cadorini e Maria Augusta Procópio, Prefeitura de Elói Mendes; José Carlos Vieira, Associação Dos Usuários do Lago de Furnas.

PARCEIROS