MACHADO

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Machado irá fazer você voltar!

 Machado é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2017 era de 41.920 habitantes. A principal atividade econômica é o cultivo do café

Origem do nome
Há várias versões sobre o nome "Machado", a mais conhecida relata a história de um lenhador, que trabalhava ao lado de um rio e derrubou seu machado nele. A partir daí o rio ficou conhecido como Rio Machado, que logo depois deu o nome a cidade. Outra versão diz que a primeira família, de sobrenome Machado, fundou um pequeno vilarejo naquela região. A família Machado em questão, possuía uma sesmaria que tinha como sede a cidade de Caldas, uma das cidades mais antigas do estado de Minas Gerais.

Tal sesmaria era divisa, ou seja, passava justamente cortando a sesmaria em dois, um rio. Desde de a instalação da família no local, e diga-se é importante ressaltar que tal estirpe possuía grande prestígio político e religioso, batizou-se de "Rio dos Machados", depois simplificado para Rio Machado, conforme cartas hidrográficas do século XVIII, isto quando a região ainda pertencia a província de São Paulo. Provavelmente, conforme escritos históricos, baseado na tradição oral e relatos em livros e jornais antigos, os dois filhos do chefe do clã dos Machados, casaram-se e como dote e parte da herança cada um ficou com uma parte da sesmaria. E como havíamos dito anteriormente, o rio foi utilizado para dividir o latifúndio. Em 1 de dezembro de 1812, o governo de Minas Gerais nomeou como capitão de ordenanças do Distrito de Machado, Antônio Joaquim Pereira de Magalhães; e no ano de 1829 o Bispado de São Paulo o autorizou a construir, no Distrito de Douradinho, capela sob a invocação do Divino Espírito Santo. O censo de 1831 apontava Antônio Joaquim com 23 escravos em sua fazenda nessa cidade a qual, posteriormente, foi renominada Santo Antônio do Machado em sua alusão, conforme Lael Vital Brazil em seu livro, Vital Brazil Mineiro da Campanha, uma genealogia brasileira, pag. 130, § II e o Arquivo Público Mineiro, DF 690, fls. 148. E sabe-se que o filho do chefe do clã dos Machados, resolveu instalar a sede de sua fazenda próximo de onde hoje é Machado, que recebeu este nome em 1922. Antes recebia toponímia de Sagrada Família e Santo Antônio do Machado, após Santo Antônio do Machado e definitivamente Machado.

Economia
O município se destaca na produção de café, principal produto da economia machadense e grande gerador de emprego e renda. Recentemente a cidade recebeu o título de capital mundial do café orgânico devido a seu pionerismo neste tipo de cultura e suas exportações para países da Europa, Estados Unidos e Japão.

Prefeito
Julbert Ferre de Morais
Telefone
(35) 3295-8700
Cep
37750-000
Website
http://www.machado.mg.gov.br/
E-mail
gabinete.machado@yahoo.com.br
Endereço
Praça Olegário Maciel, 25

TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

ACONTECE EM CAPITÓLIO

INSTAGRAM

PARCEIROS