GUAPÉ

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Guapé irá fazer você voltar!

 História
Os primeiros registros do arraial se dão em documentos datados de 1759.

Em 1825 foi construída a capela em homenagem a São Francisco de Assis pelo fazendeiro José Bernardes Ferreira Lara.

Segundo conta a tradição foi um pagamento de promessa a São Francisco de Assis, feito por Dona Esméria Angélica da Pureza, esposa do Capitão José Bernardes Ferreira Lara, que doou terras para o patrimônio da Capela, juntamente com Felisberto Martins Arruda e Cândida Soares do Rosário.

A paróquia foi criada em 9 de maio de 1856.

O distrito de São Francisco de Aguapé foi criado em 28 de maio de 1856 pertencente a comarca de Dores de Boa Esperança.

O município é formado pelos distritos de Guapé e Araúna.

Turismo

O Lago de Furnas
O lago que hoje rodeia a cidade proporciona uma vista bastante agradável e um clima ameno.

A prática de esportes náuticos, turismo, pesca (autorizada) é frequente, principalmente em tempos quentes. O lago é um convite para banhistas e para passeios de lancha, barcos.

Alguns acessos à cidade são feitos através de balsas, o que faz a viagem a Guapé se tornar emocionante desde o inicio.

A prática de esportes radicais como o rapel e voo livre no município se tornou frequente, tendo sido realizado em 2007 o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacias, o 1º Brasilacro de Parapente onde reuniram-se pilotos de várias partes do Brasil e da América do Sul.
Eco-turismo
O eco-turismo é uma das grandes atrações, com trilhas, riachos, cachoeiras e a própria mata nativa que preserva a fauna e a flora de nossa região.

Principais Cachoeiras
As principais cachoeiras e riachos são Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, entre outras.

Parque Ecológico do Earedão

Formado em uma fenda entre serras, o parque é um dos principais pontos turísticos da cidade, oferecendo ao turista além de uma vista privilegiada da formação rochosa do local, três belas cachoeiras, além de vários locais para banho ao meio de muito verde e beleza.

Para que gosta de aventura, o parque oferece opção de trilhas ecológicas, rapel e escalada.

No local há uma estrutura montada para bem receber o turista com serviço de restaurante, banheiros, e área fechada para camping e estacionamento.

Nos fins de semana de forte calor, principalmente nas festas de fim de ano, janeiro e carnaval, o parque recebe vários turistas que vem atrás de beleza e agitação.

Ipê Campestre Clube de Guapé
Situado as margens do lago, o clube foi criado pelos próprios guapeenses, é um dos mais bem conceituados clubes de Minas Gerais.

Com piscinas, quadras, academia, bares, campos de futebol, parques infantis e quiosques as margens do lago, o clube oferece aos seus sócios e visitantes uma ótima estrutura de lazer para se passar o dia bem a vontade, desfrutando da belas vistas e das águas do lago de Furnas.

Bailes como Brega, Havaí, Carnaipê, Country e Réveillon são sucesso garantido na noite guapeense.

Economia
Agricultura
Principal fonte de renda da cidade desde a sua criação, tem elevado o nome do município e criado divisas aos produtores locais.

Café
Com a criação do Lago de Furnas e com o início da exploração agropecuária do cerrado, as lavouras de café tomaram conta da região, se tornando um dos produtos com maior destaque econômico da região.

Grãos
Além do café, a produção de grãos como, milho, arroz e feijão representa uma grande fonte de renda a economia do município.

Cachaça
Como não pode faltar em Minas Gerais, a cachaça em Guapé é um aperitivo encontrado na mesa guapeense. O mercado de cachaça artesanal também é destaque na economia da cidade, onde se destaca grandes marcas de cachaça que são produzidas na cidade.

Extração de pedras

A indústria da pedra decorativa (quartzito) vem se sofisticando a partir da década de 1990, representando hoje em Guapé uma grande fonte de renda.

Pecuária
Dentre a mais antiga das práticas agropecuárias da região, se destaca a criação de gado leiteiro e gado de corte, incentivados pelo clima e pelas grandes pastagens, principalmente na época antes das águas de Furnas, devido as grandes várgeas as margens dos rios Grande e Sapucaí

Potencial turístico
Como já citado, o forte potencial turístico de Guapé vem fazendo desta uma opção rentável e lucrativa aos guapeenses, fortalecendo a economia local.

A cidade que guarda história e lugares deslumbrantes vem atraindo um grande número de turistas a cada ano.

Prefeito
Nelson Alves Lara
Telefone
(35) 3856-1250
Cep
37177-000
Website
http://prefeituraguape.blogspot.com.br/
E-mail
atendimento@guape.mg.gov.br
Endereço
Praça Dr. Passos Maia, 260

TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

ACONTECE EM CAPITÓLIO

INSTAGRAM

PARCEIROS