BOA ESPERANÇA

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Boa Esperança irá fazer você voltar!

História
O município de Boa Esperança surgiu com o desbravamento dos faiscadores que a procura do ouro na região estabeleceram um povoado em 1778, que em 1804 com a chegada do Padre Cleto passou a se chama Dores do Pântano. Em 1866 a freguesia é elevada a Vila, por lei provincial da época, sendo desmembrada do território de Três Pontas e com sede no povoado de Dores.

Em 1814, inicia-se a construção da Igreja Matriz, vindo a fortalecer o futuro município devido ao cunho político da religião na época, bem como nessa mesma época chegavam as primeiras mudas de café, iniciando ai uma fase de riqueza e progresso para município que se despontava como importante produtor cafeeiro nacional.

Em 15 de novembro de 1868 foi instalado a Câmara Municipal e um mais tarde, pela Lei Provincial nº 1611, eleva a Vila a categoria de cidade. Nascia nesse momento Boa Esperança, famosa cidade do sul de Minas Gerais.

Em 1958, com a criação do Lago de Furnas, a cidade passou a crescer em seu entorno ganhando ares de cidade turística, mudando sua trajetória também agora focada para o turismo.

Economia
Município agro-pastoril, produtor de grãos, concentra e distribui bens e serviços para os municípios limítrofes.

Setor primário
Agricultura: Desenvolve-se a cultura do arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate e frutas, cada uma delas com mais de 100 hectares de terra cultivada. Em primeiro plano esta o café, principal produto que vem mantendo um nível bom de produção. É consumido internamente e exportado para outros municípios e estados do país.Tendo a 5ª maior cooperativa cafeeira do país - Capebe
Pecuária: Uma das mais antigas atividades econômicas do município conta com rebanho leiteiro e de corte. A suinocultura e a avicultura também têm destaque.
Setor terciário
Comércio: Concentra-se principalmente nos bairros Centro e Nova Era.
Royalties: Os "royalties" são uma ajuda financeira que a Central Elétrica de Furnas paga aos Municípios que fazem parte das "bacias de empresas geradoras de eletricidade".
Turismo: As atividades voltadas para o consumo turístico tem participação considerável no valor total da produção do setor de serviços no município de Boa Esperança. Os grupos de atividades de serviços turísticos com maior participação no valor da produção foram alimentação, hotelaria, transportes rodoviários e lazer.

Turismo
O município faz parte do circuito turístico Grutas e Mar de Minas.

Lago de Furnas
O Lago de Boa Esperança possibilitou o desenvolvimento do turismo e do lazer da população. O lago é formado pelo represamento das águas do ribeirão Marimbondo, Maricota e Cascavel. A extensão total é de aproximadamente 8 km² (800ha), sendo 3 km², a “parte que banha a cidade”. Represado no município para formação de uma lagoa perene, circundando de praças, com avenidas arborizadas, restaurantes, instalações para pesca com vara, ancoradouro para barcos e jardins.

Passeio de Lancha
Passeio de Jet Ski
Pesca esportiva
Cachoeira do lago
Ultraleve
Praia do Bicano - Criada em torno da Av. Beira Lago com intuito de reunir as pessoas para desfrutarem da beleza do Lago dos Encantos.
Praia do Celeiro – Localizada nas proximidades da FAFIBE,
Serra da Boa Esperança
A Serra da Boa Esperança é um atrativo turístico apaziguador, tanto que foi a Musa que inspirou Lamartine Babo para sua antológica composição: Serra de Boa Esperança. Merece destaque as cachoeiras de 4 a 20 m e as caminhadas ecológicas.

Pico do Branquinho
Pico das Antenas
Pico das Areias
Pico da Igrejinha
Cachoeira Santa Luzia
Cachoeira da Serra
Cachoeira do Buracão
Cachoeira Nascente do Rio Sabaré
Cachoeira da Cava
Cachoeirinha
Cachoeira Cabana
Cachoeira Capão Grande
Cachoeira das Areias
Monumentos
Afonso José Felicori - na Av. Juscelino Kubstichek, instrumentos musicais trabalhados em diversos materiais em exaltação à memória do jovem autor do Hino de Boa Esperança.
Marco do Centenário - na Av. XV de outubro é formado uma pirâmide alusiva ao Centenário, apresentando nas faces as bandeiras de Minas Gerais, do Brasil e de Boa Esperança.
Lamartine Babo - situado na Av. Marechal Floriano Peixoto é formado de um violão contendo nas cordas o busto do autor.

Prefeito
Hideraldo Henrique Silva
Telefone
(35) 3851-0312
Cep
37.770-000
Website
http://www.boaesperanca.mg.gov.br/
E-mail
prefeito@boaesperanca.mg.gov.br
Endereço
Pça Padre Júlio Maria,40

TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

ACONTECE EM CAPITÓLIO

INSTAGRAM

PARCEIROS