ALFENAS

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Alfenas irá fazer você voltar!

 História

Essa região pertencia à Freguesia de Cabo Verde.

-8 de outubro de 1784, o Alferes José Martins Borralho obteve sesmaria, ao pé da Serra da Esperança, entre os ribeirões Sapé e Águas Verdes.

-1787, foi batizado o primogênito na Matriz de Cabo Verde, cujo nome era Manuel.

-1799, foi erguida uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora das Dores, a qual foi demolida para dar lugar a uma Capela concluída em 1801, e que passou a ser denominada Capela de São José e Nossa Senhora das Dores.

-21 de janeiro de 1802, Januário Garcia Leal, o "Sete Orelhas", recebe carta patente, nomeando-o Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores.

-22 de julho de 1805, foi feita a doação do patrimônio aonde encontra-se a atual igreja Matriz.

-1817, nasce Joaquim Leonel Pereira de Magalhães, futuro Major da Guarda Nacional, professor e politico que se casaria, em segundas nupcias, com Ana Custodia de Moraes Navarro, irmã do Barão de Cabo Verde. Era filho do fazendeiro Tte. Cel. Antônio Joaquim Pereira de Magalhães que possuía em Alfenas uma de suas fazendas, quando o censo de 1831 o apontava com 24 escravos em sua propriedade rural, nessa cidade.

-7 de outubro de 1860, a Freguesia foi elevada a categoria de vila, como nome de Vila Formosa de Alfenas.

-15 de outubro de 1869, a vila passou à categoria de cidade,com o nome de Formosa de Alfenas, e depois em 23 de setembro de 1871, simplificado para Alfenas, para não confundir com outra de mesma denominação, em Goiás.

Economia
Considerada o núcleo urbano de bastante importância na região sul-mineira.

Tradicionalmente, agropastoril e grande centro produtor de café.

Instituições Financeiras: 10 (dez).

Agricultura: Desenvolve-se a cultura do arroz, alho, batata-inglesa, feijão, milho, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja, tomate e frutas, cada uma delas com mais de 100 hectares de terra cultivada.

Em primeiro plano esta o café, principal produto que vem mantendo um nível bom de produção. É consumido internamente e exportado para outros municípios e estados do país.

Pecuária: Uma das mais antigas atividades econômicas do município conta com rebanho de aproximadamente 41 800 cabeças,utilizados na produção de leite e, em sua maioria, como gado de corte. Destaca-se a suinocultura com aproximadamente 4 770 cabeças e galináceas com 195 000 cabeças, para o ano de 2004. A pecuária leiteira é bastante desenvolvida e iniciativas na agroindústria, principalmente no setor do gêneros alimentícios, sucos e laticínios. Na área industrial vem consolidando o município, vocação para o setor têxtil.

Possui um Distrito Industrial que é um dos maiores do Sul de Minas, administrado pela Companhia de Distritos Industriais de Minas Gerais – CDI-MG, que agrega quase todo setor industrial de Alfenas, com indústrias de grande e médio porte.

Com o comércio varejista é bem diversificado e atende todos os municípios da região.

Eventos
Festas religiosas e oficiais por datas:

Janeiro – Festa de Reis

Fevereiro – Carnaval

Março – Festa São José e Dores

Abril – Exposição Agropecuária – EXPOAL –

Maio – Comemoração do dia do trabalhador, festa oficial do bezerro, também comemora-se a festa religiosa de São Francisco em frente a Capela São Francisco.

Junho – Festa do queijo e do vinho, Festa de São Pedro e Senhor do Bom Jesus.

Julho – Campeonato de Bets

Agosto – Rodeio Universitário

Setembro – Comemoração da independência do Brasil e festa de N. Sra. Aparecida - Na Capela de N. Sra. Aparecida.

Outubro – Dia 15 aniversário da cidade, festa da cerveja, Semana do teatro, Batizado da capoeira e Show de danças, Congada e Festa de Nossa Senhora Aparecida, comemora-se a festa de São Judas Tadeu também nesse mês.

Novembro – Consciência Negra

Dezembro – Dia 8 – Padroeira de Alfenas, Festa de Nossa Senhora do Rosário (Feriado Facultativo)

A festas da batata e do milho tradicionais, realizadas no mês de outubro, por ocasião do dia da comemoração do dia da cidade.

Sem data fixa, são as festas de São José e Dores, Noite Italiana, Raizão, Noite da Massa, Encontro de Corais, Festa da Imaculada Conceição e outras.

Prefeito
Luiz Antonio da Silva
Telefone
(35) 3698-2012
Cep
37130-000
Website
http://www.alfenas.mg.gov.br
E-mail
marcos.seplag@alfenas.mg.gov.br
Endereço
Praça Dr. Fausto Monteiro, 54

TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

ACONTECE EM CAPITÓLIO

INSTAGRAM

PARCEIROS