SERRANIA

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Serrania irá fazer você voltar!

 História
Localizado em território anteriormente pertencente ao município de Alfenas, o povoado surgiu entre os séculos XVIII e XIX, ao redor de um abrigo construído para pouso dos tropeiros que chegavam do sul do país e de São Paulo. Foi chamado de Água Limpa devido às águas cristalinas do Ribeirão São Tomé, as margens da atual cidade. Com o desenvolvimento do lugar, os fazendeiros João Moreira de Castilho e Manuel Gonçalves Costa doaram terrenos para o povoado, criado em 1878, pelo Cônego José Carlos Martins. Em 1911, já chamado de Serrania, torna-se um distrito, emancipado em 1938. Fonte: Secretaria de Cultura do município.

Economia
O município apresenta desde o início uma forte vocação agrícola. Baseia-se principalmente na cafeicultura e produção leiteira. O município apresenta ainda uma cooperativa que beneficia parte do leite produzido, uma fábrica de tecidos, algumas pedreiras e outras empresas das mais variadas, porém com menor participação na economia. Embora assim seja, há muita expectativa em torno das possibilidades no setor turístico. Há inúmeras riquezas naturais e culturais, ainda inexploradas economicamente. O município vem crescendo e adquirindo recursos para obtenção da infra-estrutura adequada. Nos últimos anos, parte desses problemas vem sendo trabalhados e parcialmente revertidos.

Geografia
Clima
O clima é o tropical de altitude. Dentro do município, existem leves variações dessa condição com ventos e frio mais ou menos intensos dependendo do grau de exposição do terreno à umidade, sol e ventos. O verão é quente e úmido, porém, ameno em relação ao clima tropical. A primavera é amena e com chuvas, porém com variações bruscas de calor e frio, gradativamente evoluindo para calor à medida que se aproxima do verão. O outono começa quente e evolui gradativamente para frio, de maneira que no último mês do outono se tem um mês mais frio do que o último mês de inverno. O inverno oficial começa seco e frio, com eventuais geadas durante a madrugada, e termina muito parecido com a primavera. Existem alguns relatos da ocorrência de neve em uma ocasião, no século passado, nos pontos mais altos do município, como a Serra dos Alemães (chamada popularmente de Torre). A condição climática sofre forte influência de massas polares e predominam os ventos do sul. Média anual: 19,6 °C, média máxima: 26,9 °C, média mínima: 14,3 °C. Índice pluviométrico anual: 1592,7 mm.

Prefeito
Luiz Gonzaga Ribeiro Neto
Telefone
(35) 3284-1313
Cep
37.136-000
Website
http://www.serrania.mg.gov.br
E-mail
luizinho.serrania@gmail.com
Endereço
R. Farmacêutico João de Paula, 210

O QUE ACONTECE

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES


Sem notícias para este município!


TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

PARCEIROS