COQUEIRAL

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Coqueiral irá fazer você voltar!

 História
Seguindo a vocação caminheira e ousada de seus ancestrais, de Taubaté, em São Paulo, partiu bem escudado Matias da Silva Borges. Um forte descendente de bandeirantes piratininganos, em cujas veias corria o sangue fervente de violador de sertões e plantador de cidades.

Por volta de 1767, esses sertanistas garimpeiros chegaram a essa terra, lugar exato onde hoje está construída a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, e, em plena floresta multi-secular, fizeram seu primeiro acampamento. Foi com uma prece à sombra da cruz abençoadora do alvorecer do Brasil, que os descobridores renderam ao alto suas graças.

Nos dias seguintes à chegada, deixando ainda acesso o lume, a caravana de homens de espadagão à cinta, chapéu de abas largas, tomou o rumo do Morro do Chapéu, na esperança de ouro localizar. A preciosidade não foi encontrada, mas Matias Borges no local decidiu ficar, fundando assim o povoado do Espírito Santo dos Sertões. Não achou as suspiradas gemas e muito menos as sonhadas esmeraldas cor da esperança, mas como os seus antepassados, que plantavam em cada cruz que levantaram a semente de tantas cidades do Brasil, semeou nas terras o embrião do que hoje é o município de Coqueiral.

Turismo
O lago de furnas e a Pedra do Ermo são as principais atrações turísticas do município; a Pedra foi recentemente declarada uma Área de Preservação Ambiental (APA); no local católicos lutam para construção da estátua de um cristo, semelhante a do Rio de Janeiro.

Economia
A base da economia é a agricultura e a principal cultura, o café. O município conta com um banco, uma cooperativa de credito (Sicoob Copersul).

Prefeito
Rossano de Oliveira
Telefone
(35) 3855-1162
Cep
37235-000
Website
http://www.coqueiral.mg.gov.br/
E-mail
gabinete@coqueiral.mg.gov.br
Endereço
R. Minas Gerais, 62

TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

ACONTECE EM CAPITÓLIO

INSTAGRAM

PARCEIROS