CAPITÓLIO

VENHA CONHECER O LAGO DE FURNAS

Encantadora, Capitólio irá fazer você voltar!

Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 8 574 habitantes em 2014.
Distrito
Em 7 de setembro de 1923, o Arraial dos Franciscos foi elevado a Distrito, sendo desmembrado do município de Piumhi e incorporado ao município de Guapé, juntamente com o distrito de Araúna.

Vila
Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila: Vila de Capitólio.

Emancipação política
Em 1943, a então vila de Capitólio tentou se emancipar, mas devido a uma disputa de divisas de terras com Guapé, a tentativa fracassou, mas Capitólio se desmembrou do município de Guapé e voltou a incorporar-se ao município de Piumhi. Somente 5 anos depois, em 27 de dezembro de 1948, com a publicação da Lei Estadual nº 336/48, Capitólio finalmente foi elevado à condição de município.

Transposição do rio Piumhi
Visando não inundar a cidade quando da construção da Usina Hidrelétrica de Furnas, o Rio Piumhi, afluente do Rio Grande, em 1963 teve toda sua bacia (com seus 22 afluentes), juntamente com sua ictiofauna, transposta para a Bacia do Rio São Francisco. Onde alguns pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveram pesquisas sobre a região.

Prefeito
José Eduardo Terra Vallory
Telefone
(37) 3373-1244
Cep
37930-000
Website
http://www.capitolio.mg.gov.br/
E-mail
pmc-gabinete@hotmail.com
Endereço
R Monsenhor Mário da Silveira, 110

O QUE ACONTECE

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES


Sem notícias para este município!


TURISMO

POUSADAS E HOTÉIS

AOS ARREDORES DO LAGO DE FURNAS


HOTEL/POUSADAS
RESTAURANTES
ENTRE EM CONTATO

PARCEIROS