A ALAGO

Associação dos Municípios do Lago de Furnas

A consciência do potencial turístico e econômico do Lago de Furnas fez nascer a ALAGO, uma iniciativa associativista direcionada para a sustentabilidade econômica e a preservação ambiental dos municípios banhados pelo lago.

O planejamento do desenvolvimento regional e a coordena de ações conjuntas são parte de seus objetivos. Além disso, apresentar os encantos turísticos, descobrir trilhas e roteiros, orientar empreendimentos e preservar os recursos naturais são também tarefas da ALAGO, cujo objetivo é fazer do Lago de Furnas um dos melhores circuitos turísticos do Brasil.

Assim, em 2004 foi realizado um completo diagnóstico de saneamento básico de 52 municípios do entorno do lago. Em seguida, também foram elaborados os Planos Diretores Participativos dos municípios, projetos para obras de tratamento de esgoto, destinação adequada de resíduos e drenagem pluvial.

A ALAGO também está mobilizada em torno do projeto de implantação da hidrovia do Lago de Furnas, consciente de que a navegabilidade do Lago, bem como a integração econômica e cultural dos municípios traz novas perspectivas de desenvolvimento para a região.

DIRETORIA

diretoria

Presidente:
José Eduardo Terra Vallory - Prefeito de Capitólio.

Vice-presidente:
Eugênio Vilela Júnior - Prefeito de Formiga.

Secretário Executivo:
Fausto Costa

Secretário:
Luiza Maria Lima Menezes - Prefeita de Nepomuceno.

Tesoureiro:
Sebastião César Lemos - Prefeito de Carmo do Rio Claro.

Vice-tesoureiro:
José Tiburcio do Prado Neto - Prefeito de Paraguaçu.

Conselheiro Fiscal:
Djama Carvalho - Prefeito de Cristais.

Conselheiro Fiscal:
Hideraldo Henrique Silva - Prefeito de Boa Esperança.

Conselheiro Fiscal:
Robson Machado de Sá - Prefeito de Campo do Meio.

PARCEIROS