..:: ALAGO - Associação dos Municípios do Lago de Furnas ::..
Navegue Pelo Lago
Mapa
Notícias
Saneamento
Eventos e Fotos
Vídeos
Legislação

Hotéis
Pousadas
Agência de Turismo
Buscar por Cidade

Apresentação
Lago de Furnas
Boletim Informativo

REVISTA DO LAGO - 1° EDIÇÃO

Qualificação de profissionais para fortalecer da cadeia produtiva da tilápia
14/07/2014

-

Após o 1º Circuito da Tilápia no lago de Furnas, agora inicia-se outra fase do projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do peixe. A ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) busca este fortalecimento por meio do Programa Estruturador da Cadeira Produtiva da Tilápia no Lago de Furnas.
 
O propósito é qualificar todos os segmentos da piscicultura para que haja melhor e maior produção, melhores técnicas de beneficiamento e boas práticas de comercialização, como consequente aumento da renda do produtor. Por isso, haverá ciclo de palestras técnicas e oficinas.
 
O Circuito Técnico de Palestras será de 1º de agosto de 2014 a 20 de fevereiro de 2015 e vai tratar de aspectos de toda a cadeira produtiva, de genética à comercialização de produtos derivados, passando por aproveitamento de subprodutos e beneficiamento.
 
De 1º a 8 de agosto de 2014 também serão realizadas oficinas de curtimento natural do couro de tilápia. O material resultado pode ser usado em artesanato e produção de bolsas e calçados, tornando-se uma nova fonte de renda ao piscicultor.
 
Promovido pela ALAGO, em parceria com municípios, instituições de ensino, iniciativa privada e órgãos governamentais, o programa de estruturação vai envolver 39 municípios da região.
 
As oficinas de curtimento do couro de tilápia serão realizadas em turmas de 25 alunos, com carga horária de 4 horas/aula nos seguintes municípios: Alfenas, Boa Esperança, Capitólio, Carmo do Rio claro, Fama, Lavras, Nepomuceno e Passos. As datas serão confirmadas posteriormente via telefone e e-mail dos inscritos.
 
Os valores serão de R$ 130,00 para piscicultores dos municípios da ALAGO e R$ 150,00 para os demais participantes.