..:: ALAGO - Associação dos Municípios do Lago de Furnas ::..
Navegue Pelo Lago
Mapa
Notícias
Saneamento
Eventos e Fotos
Vídeos
Legislação

Hotéis
Pousadas
Agência de Turismo
Buscar por Cidade

Apresentação
Lago de Furnas
Boletim Informativo

REVISTA DO LAGO - 1° EDIÇÃO

ALAGO faz reivindicações ao governo de Minas
15/07/2013

Majô de Souza - Jornal dos Lagos


Na segunda-feira, dia 15, a diretoria da ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) reuniu-se com o governador de Minas, Antônio Anastasia, em Belo Horizonte. Além dos nove prefeitos da região , também participaram prefeitos que integram o Conlago (Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias).
Na pauta, três temas. O primeiro foi o pedido de apoio do governo estadual ao projeto de lei complementar 0315/2009, eu redistribuiu a compensação financeira pela utilização de recursos hídricos, ficando com os municípios 65% do valor total. Hoje cabem a eles 45%. O projeto tramita no Senado.
Para justificar o pedido, os prefeitos lembraram as dificuldades financeiras que vêm enfrentando. Segundo o secretário executivo da ALAGO, Fausto Costa, o governador se comprometeu a estudar o assunto, mas alegou que também o Estado vem perdendo receitas.
O segundo assunto tratado foi o pedido de apoio à ALAGO que, em 2009, ficou fora do programa de fortalecimento das associações municipais. No documento apresentado, associação lembra que cumpriu todas as exigências legais, mas não foi beneficiada com a transferência de recursos financeiros.
Outro tema tratado com Anastasia foi o fortalecimento do turismo na região do lago de Furnas. Esta região, batizada de “Mar de Minas”, tem potencial turístico reconhecido, mas são necessárias ações para a exploração deste potencial. A iniciativa privada tem investido em pousadas, hotéis, restaurantes e outros produtos, mas ainda falta infraestrutura para atrair mais turistas.
O governador reafirmou seu compromisso com a região e reconheceu que o lago de Furnas tem tudo para alavancar a economia dos municípios lindeiros. Ele foi convidado para a assembléia de prefeitos da ALAGO, a ser marcada.